Na convivência com outras pessoas, buscamos ser respeitados e ouvidos, porém, algumas vezes esquecemos que seremos respeitados se soubermos ouvir e respeitar também.
Para o profissional desenvolver um comportamento socialmente eficaz, são necessárias algumas ações, como veremos abaixo:
- Necessidade de sermos mais empáticos;
- Prestar atenção ao fato de que na maioria das vezes que nos comportamentos agressivamente é porque não tínhamos em nosso repertório de comportamentos uma resposta mais ajustada à situação ou porque entendemos na fala do outro que ele estava apontando uma erro ou uma fragilidade nossa;
- A assertividade é outro comportamento importante de ser adquirido ou desenvolvido para que tenhamos maior êxito nas relações interpessoais;
- Tenha em mente que o “termômetro” da sua eficiência social é sempre o que seu comportamento causa nos outros. Assim, o outro é nosso parâmetro para a melhoria;
- Podemos aprender por regras socialmente determinadas e/ou por contingências, ou seja, nas demandas do dia-a-dia, caso a caso, por experimentação, por observação. O importante é que, se buscamos aprender apenas por contingências, corremos o risco de romper regras já determinadas, o que pode levar à punição. Por outro lado, se aprendemos apenas pelas regras, deixamos de observar os detalhes da situação. Assim, fique atento às regras, previamente estabelecidas, mas não perca de vista a especificidade de cada caso, de cada situação;
- Outra maneira de ter um comportamento socialmente eficaz é observar o papel que os outros desempenham, a hierarquia de determinada relação e, mais do que isso, que são humanos passíveis de erros e acertos;
- Diante de uma situação em que não se tenha um repertório de respostas ajustadas e assertivas para resolvê-la, você pode lançar mão da técnica do “pare, pense e atue”. Ou seja, antes de dar a respostas, respire fundo e pense na melhor forma de fazer isso.
A composição da imagem do indivíduo
Pode até parecer cruel ou injusto, mas nem sempre temos uma segunda chance de causar uma boa impressão, e esse impacto positivo é fundamental no estabelecimento de vínculos positivos com o outro.
Pesquisas psicológicas revelaram que as pessoas, ao avaliarem o outro, dão muito mais importância às percepções iniciais do que às informações que recebem depois. Elas tendem a acreditar que as primeiras coisas que aprendem são a verdade.
Na composição de sua imagem preocupe-se com a boa aparência, não se apegue ao uso de grifes famosas e modismos, procure transmitir às pessoas autoconfiança. Fique atento à imagem que fazem de você, pois a falta de cuidado com sua aparência pode gerar percepções negativas a seu respeito.
Estilo nesse sentido, é:
- ter autoestima;
- verstir-se de forma adequada de acordo com o momento e com a ocasião;
- estar bem vestido sem ser o centro das atenções;
Ter estilo e boa aparência não significa seguir os padrões de beleza ditados pela sociedade, e sim ter uma postura que transmita segurança e auto aceitação.
Seu comportamento também pode comprometer sua imagem. De nada vale um currículo repleto de especializações, como pós-graduações ou mestrado, se você vive cometendo deslizes. Tenha a certeza de que você pode ter 99 ações corretas, mas se cometer um erro será lembrado por seu erro, e as pessoas se esquecerão de toda a sua trajetória e dos 99 acertos. Por isso, pense antes de agir.
Como deve ser o comportamento do profissional no trabalho
Sem a intenção de dar fórmulas prontas ou mágicas que o profissional deve seguir como receitas de bolo, o intuito deste tema é convidá-lo a uma reflexão sobre atitudes e comportamentos que possam afetar sua vida pessoal e profissional, pois no local de trabalho é preciso redobrar o cuidado na relação com as pessoas;
Lembre-se, portanto, de que regras existem não para padronizar comportamentos, mas para facilitar a interação do profissional no ambiente de trabalho.
Atualmente valoriza-se a singularidade, portanto, tenha uma assinatura própria, um jeito particular e procure equilibrar aquilo que o ambiente espera como padrão mínimo de comportamento, mas preserve seu jeito único e exclusivo de ser.
Aprender a ouvir
Embora pareça estranho, ouvir é uma habilidade que você precisa desenvolver, pois exige concentração, disponibilidade, esforço e vontade.
O mesmo vale para atividades em equipe. É essencial reconhecer que as pessoas têm sempre algo a nos ensinar e que o convívio em sociedade só faz sentido quando se compreende a importância da troca de experiências, conhecimento e informações.
Por exemplo, vamos supor que um determinado candidato que se inscreveu em uma plataforma de banco de currículos online de uma empresa seja selecionado pelo recrutador e convocado para uma dinâmica de grupo. Neste dinâmica, ele falava mais que todos os demais participantes. Sempre que o selecionador lançava um problema, ele era o primeiro a levantar a mão e, muitas vezes, até atropelava os colegas. Os membros do grupo sentiram-se acuados e não participaram da dinâmica.
Conclusão: talvez o candidato se achasse uma pessoa interessante, extrovertida, líder, mas a impressão que as pessoas tiveram dele foi bem diferente – podem tê-lo julgado como egoísta, arrogante e difícil de lidar.
Ter bom humor
A maioria das pessoas passa de oito a dez horas no local de trabalho, e é extremamente desagradável aguentar aquele colega que reclama o dia todo. Faça sol ou chuva, nada está bom. Reclama do computador que está lento, da impressora barulhenta, do café doce demais, sem falar das reclamações pessoais que certamente você ouve, como “não consigo emagrecer”, “odeio acordar cedo”.
Ter bom humor não é sinônimo de rir à toa ou fingir que está tudo bem; trata-se de aprender a tirar proveito das coisas ruins que acontecem e encarar as dificuldades de maneira mais natural. Assim, você melhora sua qualidade de vida e a de todos que convivem com você.
Portar-se bem
Não adianta o candidato ter um bom currículo e ser competente se não souber se portar corretamente com clientes, fornecedores, colegas ou superiores. Por questão didática, esta dica está subdividida nos seguintes tópicos:
Durante apresentações:
- Aperto de mão firme é o tipo de cumprimento mais adequado. Lembre-se de olhar nos olhos das pessoas;
- Em um jantar, se você estiver sentado, deve levantar sempre que apresentado a alguém.
Ao telefone:
- Quando ligar para alguém, não pergunte “quem fala?”; identifique-se e diga com quem deseja falar;
- Nunca deixe a pessoa do outro lado da linha escutando as famosas “musiquinhas” sem ao menos avisar ou pedir permissão. Lembre-se também de dar um retorno, não a deixando por muito tempo em espera;
Educação X intimidade
Ser educado é tratar as pessoas com cordialidade, e não com intimidade. Lembre-se de que as relações no ambiente de trabalho devem ser estritamente profissionais.
- Evite expressões como “minha querida”, “meu bem”, “meu anjo”;
- Não se aproxime demais das pessoas quando for falar; mantenha uma distância razoável e observe seu tom de voz;
Facilitar a vida no trabalho
O dia-a-dia no trabalho pode tornar-se um fardo mais pesado e estressante, e algumas vezes insuportável, se você se esquecer de alguns detalhes. Por exemplo, você já se deu conta de que às vezes passa mais tempo com seus colegas do que com sua família?
A seguir, você verá como alguns detalhes podem tornar o relacionamento mais saudável em seu cotidiano:
- Faça uso constante do “bom-dia”, “com licença”, “por favor” e “obrigado”;
- Sempre que puder, preste pequenos favores aos membros de sua equipe;
- Se for necessário criticar alguém, faça-o sempre em local isolado e em momento propício;
- Não comente sobre sua vida e problemas pessoais em seu ambiente de trabalho;
- Mantenha a distância dos boatos e comentários maldosos sobre colegas e não faça julgamentos que, quase sempre, são injustos e sem fundamento.
Manter seu comportamento virtual adequado
A internet agilizou a comunicação no cotidiano do profissional e é impossível pensar num ambiente de trabalho sem essa facilidade. Entretanto, o uso inadequado ou indevido pode comprometer a sua imagem.
A seguir, são destacados pontos sobre os quais vale a pena refletir e que poderão ajudá-lo. Na dúvida, use o bom senso e lembre-se de que qualquer deslize na comunicação virtual pode prejudicá-lo.
- Nem todas as informações podem ou devem ser enviadas por e-mail, por isso, avalie a funcionalidade; e-mail, por definição, deve ser uma mensagem breve e simples. Dependendo do assunto e do contexto, não seria o caso de marcar um almoço, um reunião ou uma teleconferência?
- Abreviaturas mais comuns são aceitáveis, mas não em excesso. Evite também os sinais gráficos que os internautas usam para expressar emoções;
- Responda aos e-mails, nem que demore alguns dias. Caso contrário, você pode passar a imagem de pouco caso em relação ao outro;
- Use a internet no local de trabalho somente para assuntos profissionais; não acesse seu e-mail pessoal ou envie e-mails da empresa para amigos;
- Evite piadas;
- Evite ficar na internet por um período muito longo, mesmo que você tenha terminado seu trabalho;
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