Nos anos 70 e 80, o sonho de todo jovem que deixava a universidade era conseguir um bom emprego. Fosse numa grande empresa multinacional para seguir carreira ou numa repartição pública. Nossos pais nos incentivavam constantemente a estudarmos para concursos públicos, sendo o grande desejo uma disputada vaga num banco estatal. Estes eram antigos paradigmas presentes em nossa sociedade, que hoje entram em choque com a realidade. Faltam empregos, vemos o fim da carreira em órgãos públicos e torna-se cada vez mais difícil a conquista e ascensão a cargos nas multinacionais. Como se não bastasse, com a pandemia do Covid-19, que se deu início em março de 2020, o cenário infelizmente piorou ainda mais.
O empreendedorismo e o mercado de trabalho
A realidade atual abre espaço para o empreendedorismo, a possibilidade de, por conta própria, criar seu próprio espaço no mercado de trabalho. Mas optar por empreender exigem qualidades e atitudes bastante distintas das necessárias no emprego. Empreender significa correr riscos, ter persistência e autoconfiança para enfrentar as dificuldades diárias de uma pequena empresa. Entre ter um emprego e empreender existe um enorme vale e, na conquista de uma das montanhas deste vale, com certeza a escalada para um negócio próprio é muito mais íngreme e acidentada do que para a escalada rumo a um emprego.
Muitas pessoas têm uma interpretação errada quando dizem que vão criar uma empresa para não terem patrão, que a empresa lhe trará tempo livre e mais liberdade para aproveitar a vida. A realidade é absolutamente inversa: o empreendedor trabalhar em média 12 horas por dia. Muitas vezes os finais de semana são comprometidos com as atividades da empresa e os clientes e fornecedores apresentam as mesmas características de um patrão, que exige qualidade no serviço e prazo para entrega das tarefas. “Empreender não é para qualquer um”. Esta é uma afirmação dura, mas condizente. Por outro lado, também afirmamos que “optar pelo empreendedorismo é a melhor oportunidade agora e no futuro”. Logo, cada pessoa deve refletir qual a melhor escolha para sua vida, seja seguir seu caminho numa empresa própria ou em um emprego.
A sociedade e o novo paradigma
O novo paradigma em nossa sociedade, o da auto-iniciativa, do auto-emprego e do empreendedorismo, tem reconfigurado nossas vidas. Hoje, a grande maioria das instituições universitárias possuem disciplinas e cursos sobre novas empresas, nossos pais começam a desaconselhar a carreira no serviço público e o próprio governo começa a incentivar programas de geração de novas empresas e de formação de empreendedores. E quando o paradigma do empreendedorismo estiver totalmente incorporado às nossas vidas, teremos mais auto-confiança e iniciativa para empreender, assumiremos mais riscos e teremos persistência para cruzar o futuro de braços dados com os novos tempos.
Você já conhece a nossa plataforma para cadastro de currículos? Se você possui uma empresa e está precisando de uma ferramenta de software para gerenciar os processos de recrutamento e seleção, não deixe de conhecer a nossa plataforma Gestão de Currículos.
Para mais detalhes, entre em contato com a nossa equipe e solicite mais informações.