Um dos testes mais aplicados, principalmente por empresas, para a Análise Comportamental é o DISC. Esse método é considerado, por profissionais da área, como um dos mais assertivos e com resultados detalhados do mundo. A nossa plataforma de Banco de Currículos integra uma ferramenta de análise comportamental, e baseia-se na metodologia DISC. Desta maneira, os candidatos que fazem parte do banco de talentos podem realizar este teste de maneira rápida e descomplicada.
A metodologia DISC consegue avaliar como um indivíduo age ou reage não apenas a situações, mas também ao ambiente em que ele está como um todo. Os resultados desse teste ainda revelam o porquê de tais comportamentos do avaliado.
E tudo isso é fundamental para as empresas, já que elas permitem, por meio do DISC prever como será o comportamental de uma pessoa em diversas situações. É possível antever como um profissional irá se comportar em casos de pressão, crises, conflitos, mudanças, entre outros.
Assim, o DISC é uma ferramenta extremamente útil para empresas que pretendem recrutar novos profissionais, promover colaboradores, executar mudanças no ambiente, realocar pessoal e outras ações.
Saiba mais sobre o teste DISC
Como já mencionado, esse teste de Análise Comportamental é um dos mais valorizados e usados em todo o mundo, em especial, por organizações. O método foi desenvolvido por William Moulton Marston – um psicólogo que buscou maneiras eficazes de entender como os indivíduos agem e reagem no ambiente onde vivem. E não só isso e talvez e o mais importante: os motivos que as levam a se comportarem de determinada maneira.
Com isso, é possível avaliar, por exemplo, se comportamentos indevidos fazem parte da personalidade de uma pessoa ou se é o ambiente que a faz agir ou reagir de determinadas maneiras. Assim, o criador do DISC concluiu que o comportamento dos indivíduos se dá âmbitos, sendo eles:
- Interno: onde a pessoa utiliza-se de sua percepção para avaliar como ela pode interferir no ambiente.
- Externo: a pessoa faz uma análise perante o ambiente.
De acordo com Marston, essas constantes resultam em 4 tipos diferentes de comportamentos humanos. São eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade (que são nome ao teste (DISC – em inglês)
E é exatamente por isso que o DISC é tão aplicado em processos de seleção, por exemplo. Com os resultados desse método de Análise Comportamental, podemos concluir que é possível identificar profundamente as características do indivíduo avaliado e de que forma ele pode ser útil para a organização.
Como é aplicado o teste DISC?
Até aqui deu para entender mais, de forma teórica, sobre o método, não é? Agora vamos abordar os pontos mais relevantes do teste na prática, ressaltando que apenas profissionais da área conhecem 100% de como funciona a aplicação do DISC.
Bem, o texto é bastante eficaz na conclusão do perfil profissionais e pessoal de indivíduos avaliados, como já mencionado nesse material. E o objetivo não é só recrutar profissionais, mas também melhorar o desempenho, se preciso.
É importante ainda deixar claro que o DISC não tem avalia a inteligência, o QI (Coeficiente de Inteligência), o repertório cultural e intelectual ou qualquer outra característica da pessoa. Essa ferramenta existe para identificar, além dos objetivos já mencionados, algumas impressões sobre o avaliado, como: pontos a serem trabalhados, pontos fortes, o que o motiva e o que o desmotiva, se há qualidades de liderança ou não, boa comunicação, etc.
Enfim, o DISC é aplicado, primeiramente por meio de fichas minuciosamente preparadas pelo profissional responsável pela avaliação. Nessa fica, dados profissionais e pessoais do indivíduo são anotados.
Depois disso podem ser aplicados questionários diversos, além de atividades práticas. A atividades podem ser feitas individualmente ou em grupo e costumam dar excelentes informações sobre os comportamentos das pessoas avaliadas em situações que podem vir a acontecer no ambiente profissional.
Outras funcionalidades do DISC
Um dos testes mais usados no mundo todo por organizados, o DISC ainda pode ser usado fora de ambientes empresariais, para o autoconhecimento das pessoas. Além disso, traz benefícios e assertividade nos seguintes casos:
- Valores: em um processo seletivo, por exemplo, os resultados do teste podem indicar quais são os candidatos que possuem mais valores aproximados com os da organização. Isso indica mais facilidade em se adequar a empresa que contrata.
- Melhorar o desempenho de grupos: com o DISC é possível avaliar possíveis falhas e dificuldade no relacionamento de equipes e, com isso, propor ações que melhorem essas situações.
- Redirecionamento de carreira: o método permite que o indivíduo tenha os seus pontos fortes melhor aproveitados, dando novos a sua carreira, como mudanças de departamento ou das atividades
- Formar líderes: os resultados do teste podem indicar que um profissional tem características de liderança, porém, ele pode não ter vivência como líder. O DISC é extremamente eficaz para desenvolver tais profissionais a serem futuros líderes.
Perfis apontados pelo método DISC
Com o DISC, além de obtermos todas as informações necessárias para traçar perfis comportamentais, também é possível identificar 4 fatores que possibilitam resultados ainda mais aprofundados dessa avaliação. Esses perfis dão nome a sigla DISC (em inglês) e se tratam das seguintes características:
- Dominância: perfil de comportamento onde o avaliado mostra lidar com desafios e dificuldades de forma relativamente fácil para ele. Isso é ótimo tanto para profissionais que ocuparão cargos de chefia ou que devem solucionar problemas constantemente.
Além disso, indivíduos que tem a Dominância traço marcante em seu comportamento tendem a serem corajosas e determinadas. Mas há um ponto a ser trabalhado, já que esse perfil engloba profissionais um tanto centralizadores e com dificuldades de demandar. Também possuem baixa tolerância a pessoas menos resolutivas, o que pode gerar atritos.
- Influência: traço de comportamento, que revela uma pessoa extremamente influenciadora. Isso é muito bom para cargos de chefia também, de treinamento de pessoas, de vendas, entre outros.
São pessoas bastante habilidades em se comunicar e argumentar, além de serem, geralmente, carismáticas. São flexíveis e sabem lidar com o diferente.
Pontos a serem trabalhados são a persistência que pode ultrapassar os limites e se transformar em teimosia – o que é inconveniente e bem prejudicial para uma empresa. Controle emocional também deve ser mais trabalhado em pessoas com perfil dominante de Influência.
- Estabilidade: traço que se caracteriza pela paciência e calma. Ótimas características para profissionais que desempenham papéis de recrutar pessoas e avaliar pessoas.
São bons conciliadores. Dessa forma, representar bons profissionais para mediar problemas e conflitos.
Pontos a melhorar nesse tipo de perfil é a falta de habilidade em lidar com mudanças. Às vezes, também podem demorar a tomar iniciativas.
- Conformidade: indivíduos marcados por extrema disciplina e cumprimento de suas atividades com maestria. Adaptam-se facilmente a mudanças, mesmo que elas não as agradem.
Os pontos que deixam a desejar em que tem como predominância em sua personalidade a Conformidade é a dificuldade em se expressar, quando discorda de algo. Isso torna-se ruim, pois ficam faltando elementos para a empresa avaliar como tais pessoas se sentem no ambiente profissional.
São melhores como profissionais de nível intermediário. Podem não se sentir muito à vontade em cargos de chefia.
Procurando líderes por meio do teste DISC
A maior parte das empresas aplicam o DISC para contratar profissionais de liderança ou para investir em colaboradores, que possam se tornarem bons líderes – a famosa retenção de talentos. No entanto, vale deixar claro que as considerações do tópico anterior são muito úteis, para quando a empresa não está buscando apenas profissionais para cargos de chefia.
O DISC é fundamental no processo de identificar e desenvolver líderes, pois, permite saber se o avaliado possui características praticamente imprescindíveis para tal papel. Essas são:
- Líderes de alta dominância: nessas pessoas o DISC aponta três características que fazem delas lideranças com alta capacidade dominância: Direcionadores, Desbravadores e Empreendedor.
Temos, assim, líderes extremamente proativos, daquele tipo que não apenas lidera os seus subordinados, mas também, planejam e executam, além de se focarem, é claro, em resultados.
- Líderes de alta influência: são líderes que tem alta habilidade de se comunicar e influenciar e persuadir pessoas. Também se tratam de lideranças que conquistam facilmente a confiança de uma equipe e conseguem direcioná-la para os melhores caminhos.
Esses líderes são bastante influenciadores, comunicadores e gerenciadores. São pessoas que ainda dão muito valor ao espírito de equipe e a conquista de resultados por meio da ação em conjunto, sendo, assim, agregadores também.
- Líderes de alta estabilidade: pessoas avaliadas pelo teste DISC que demonstram grande capacidade de estabilidade, tanto no seu comportamento quanto em relação ao estado emocional, passando segurança à equipe e às empresas.
Estudiosos consideram que esses líderes são os mais comuns em cargos de chefia. Além disso, vale saber que esses líderes são subdivididos em: observadores, acolhedores e estruturador.
Sendo assim, pode-se considerar que há líderes de alta estabilidade que são do tipo paternais e do tipo “amigo”.
No entanto, existe um fator desfavorável e que precisa ser trabalhado nessas pessoas que é dificuldade em negar pedidos de seus subordinados. Isso pode representar um problema, caso algum colaborador identifique tal característica como fraqueza.
- Líderes de alta conformidade: são aqueles avaliados pelo teste DISC que demonstram ser bastante apegados a regras e normas da empresa em que atuam. Esses líderes podem ser: reguladores, criteriosos e analisadores.
São pessoas cuidadosas, mas, que, em muitos momentos podem se revelar metódicos demais ou, até mesmo, inflexíveis. No entanto, são extremamente seguros e passam essa segurança à empresa e as suas equipes de trabalho.
Falta de habilidades para inovar e improvisar são fatores a serem trabalhados e melhorados nesses tipos de liderança.
Exemplo de Questionário do teste DISC
Obviamente, é importante deixar claro que a aplicação do método DISC para Análise Comportamental vai além do questionário que você conhecerá a seguir. No entanto, ele dá boas noções das metodologias utilizadas durante a avaliação.
Um dos principais questionários do DISC, em geral, é composto por 40 perguntas, com 5 alternativas de resposta. As questões devem ser respondidas com total sinceridade e calma, sendo que não há tempo limite para a conclusão do teste.
As alternativas de resposta são:
- Discordo Totalmente
- Discordo Parcialmente
- Neutro
- Concordo Parcialmente
- Concordo Totalmente
Já as perguntas, em geral, são as seguintes:
- Eu sempre corro para chegar ao final da minha jornada mais rapidamente.
- Eu aprecio fazer parte da grande maioria.
- Eu me sinto desconfortável em criticar as ideias das pessoas.
- Sou uma pessoa emocionalmente reservada.
- Eu gosto de chamar as pessoas pelos seus sobrenomes, ao invés, de seus nomes.
- Eu gosto quando pessoas estranhas me admiram.
- Eu quero muito que todas as pessoas sejam iguais.
- Eu aprecio sempre ter e passar informações bastante detalhadas.
- Eu gosto de fazer brincar com as pessoas para descontrair o ambiente e estreitar relações.
- Eu sempre tendo a agir de forma diplomática.
- Eu faço tudo o que for preciso para não cometer erros.
- Eu costumo exalto as minhas próprias virtudes.
- Eu dou risada alto.
- Eu sempre tento encontrar uma palavra de conforto para todas as pessoas.
- Eu sou uma pessoa muito precavida.
- Eu sempre penso em novas formar de ganhar mais dinheiro.
- Eu sou uma pessoa que quer experimentar de tudo pelo menos uma vez na vida.
- Eu creio que as pessoas são bem-intencionadas na maioria das vezes e das situações.
- Eu defendo que o lixo sempre deve ser jogado no lixo.
- Eu costumo repreender as pessoas, se percebo que elas estão exagerando ou mesmo faltando com a verdade.
- Eu gosto e busco aventuras.
- Eu jamais sonegaria impostos.
- Eu não gosto de ficar jogando conversa fora.
- Eu gosto e quero o reconhecimento que considero que eu mereço.
- Eu, geralmente, gosto de fazer um barulho onde estou.
- Eu creio que a cooperação é muito mais importante do que a competição.
- Eu não me sinto confortável quando as pessoas não me explicam o porquê estão realizando mudanças.
- Eu sempre me esforço para nunca ficar para trás.
- Eu procuro sempre ver a parte engraçada nem qualquer situação.
- Eu jamais faço autopromoção.
- Eu gosto muito de ordem e de regularidade.
- Eu tenho uma grande “sede” por poder.
- Eu gosto muito de festas lotadas de pessoas.
- Eu não gosto nada de ser insistente com nenhuma pessoa.
- A primeira coisa que faço ao analisar uma ideia é conferir as suas falhas.
- Eu procure ser melhor que os outros.
- Eu me interesse muito mais de participar de algo.
- Não gosto de ser um mero um espectador dos acontecimentos.
- Caso a maioria das pessoas aprovem algo, é possível que eu também irei aprovar.
- Eu costumo ir embora cedo de festas e encontros.
Onde encontrar uma ferramenta eficaz de teste de análise comportamental DISC
Conforme mencionamos no início desta postagem, nossa plataforma é composta também por uma ferramenta de análise comportamental. A empresa que contrata a nossa plataforma de banco de currículos, além de ter em mãos uma ferramenta eficaz e prática para o armazenamento e gestão de currículos, terá também disponível o recurso de análise comportamental baseado no método DISC, possibilitando que os candidatos que fazem parte do seu banco de talentos realizem o teste e, assim, registrem o seu perfil predominante. São aproximadamente 26 peguntas que irão traçar as características predominantes dos candidatos.
Para mais detalhes sobre nossas soluções, entre em contato conosco, clicando aqui.