Aquilo que a pessoa faz, escreve ou fala revela a sua forma de ser. A todo instante os indivíduos estão sendo percebidos e também percebem as outras pessoas.
Assim sendo, no âmbito do mercado de trabalho, cada indivíduo coloca-se numa vitrine para apresentar seus talentos. Por isso, são necessários cuidados especiais no momento de fazer um currículo eficaz, seja na apresentação impressa ou digital, na maneira de escrever, de apresentar-se a si próprio ou redigir suas experiências profissionais. É necessário que o currículo seja atraente na percepção do recrutador, para que ele queira conhecer o candidato.
Continue neste breve artigo, e confira mais informações úteis de como fazer um currículo bem feito
A importância do currículo
Uma vez que você já sabe o que realmente deseja e quer para sua vida, chegou o grande momento de fazer o seu primeiro currículo ou atualizar aquele que você já tem.
De acordo com o dicionário Aurélio, Curriculum Vitae é uma expressão latina usada universalmente e significa ‘carreira da vida’. Você encontrará termos como résumé, em francês, significando “resumo”, e summary, em inglês, que significa “sumário”. Currículo é a forma abreviada e aportuguesada.
O currículo é um documento que revela a história profissional e os aspectos da personalidade do seu proprietário. Por isso, sua elaboração requer cuidados especiais para atrair a atenção da pessoa que o lerá. Muitas vezes, profissionais competentes perdem grandes oportunidades porque não conseguem “vender” a sua imagem pelo currículo. Por outro lado, profissionais não tão competentes conseguem grandes oportunidades porque “vendem” uma boa imagem.
É necessário que os profissionais entendam que não existem receitas prontas para a criação um currículo eficaz. O que existem são tendências. O segredo para criar um bom currículo é passar o maior número de informações com o menor número de palavras. Ele deve ser a carta de apresentação do candidato, correspondendo à sua fotografia. Deve ser utilizado somente termos necessários e evitar os supérfluos, que não agregam valor ao conteúdo do documento. O candidato deve optar pela qualidade, e não pela quantidade de palavras ou páginas.
O currículo deve ser personalizado. Portanto, é necessário que o candidato faça adequações às necessidades toda vez que precisar encaminhá-lo a alguma empresa. As cópias reproduzidas podem ser usadas, desde que sejam de boa qualidade, sem emendas, correções ou rasuras.
O candidato precisa levar em conta que, geralmente, a maior parte dos currículos recebidos pelas empresas não é aproveitada. Poucos permanecem no banco de dados, e somente uma pequena parcela de candidatos é chamada para entrevista.
Todo profissional deve manter o currículo atualizado. Elaborar o primeiro currículo é mais trabalhoso; a partir dele, a atualização torna-se mais fácil.
O objetivo principal do currículo é despertar o interesse do selecionador para que o candidato seja chamado para entrevista. Outro objetivo é “Vender” a imagem de profissional competente que poderá contribuir para o desenvolvimento da empresa e alcançar seus objetivos.
Aspectos éticos e cuidados no momento de criar um currículo
O candidato deve citar em seu currículo informações que possam sem comprovadas. Ele não deve tentar vender a imagem da pessoa ou profissional que não é. É necessário que ele faça o seu “marketing pessoal”, porque é uma pessoa de qualidade e poderá a qualquer momento, inclusive numa possível entrevista, demonstrar aquilo que foi expressado no currículo ou na carta de apresentação.
Por isso, todo cuidado é pouco! Somente o candidato pode e deve cuidar de sua imagem.
O texto do currículo deve ser objetivo, claro, limpo, atraente e visualmente agradável. A seguir, confira alguns cuidados que o candidato precisa tomar:
- Justificar todo o conteúdo do documento e utilizar as seguintes medidas: margens superior e esquerda com 3cm; margens inferior e direta com 2cm;
- Utilizar uma fonte de digitação que permita boa leitura: Arial 11 ou Times New Roman 12 permitem boa visualização;
- Uma redação impecável é obrigatório; concordância, pontuação e ortografia corretas. Passar o corretor ortográfico minimiza a possiblidade de erros ortográficos, mas não é garantia total; se tiver dúvida, o candidato deve recorrer aos dicionários e aos livros de gramática;
- Evitar abreviar palavras e jargões específicos de determinadas empresas;
- Usar negritos, itálicos e sublinhados apenas para realçar alguns dados;
- O currículo de profissional em início de carreira poderá ter uma página e de profissional experiente poderá ter, no máximo, 2 ou 3 páginas;
- Valorizar os pontos fortes de sua carreira ou da formação profissional;
- Direcionar o currículo para o tipo de organização em que você está interessado;
- Avaliar se a experiência profissional é condizente com a descrição de um anúncio de emprego – responder ao que a empresa pede se realmente preencher os requisitos necessários.
Enviando o currículo para a empresa
Para que empresas o candidato deve encaminhar o currículo? Algumas estratégias podem ser adotadas, por exemplo:
- buscar o serviço de banco de currículos online das empresas pela internet. Geralmente as empresas disponibilizam a ferramenta Trabalhe Conosco, e assim os candidatos podem acessá-la e cadastrar o seu currículo;
- Selecionar empresas e organizações nas quais gostaria de trabalhar;
- Pesquisar nas redes sociais, verificando quais empresas estão recrutando.
Qual é a melhor forma para o candidato divulgar o seu currículo? Currículo em papel, currículo eletrônico, e-mail com o currículo para amigos, deixar o currículo na recepção da empresa? Não existe receita mágica sobre qual a melhor maneira de conquistar um novo emprego. O importante é que o candidato conheça suas competências, seus pontos fortes e saiba “vendê-los”, pelo currículo, sem ser arrogante.
O candidato deve acreditar em si mesmo e demonstrar isso por meio de atitudes.
Checklist para o candidato avaliar o seu currículo
Após redigir o seu currículo, o candidato poderá utilizar o checklist abaixo para corrigir possíveis erros ou deslizes:
- Usou o corretor ortográfico?
- Tem certeza de que as palavras estão corretamente digitadas?
- As vírgulas, os pontos finais, os ponto-e-vírgula estão corretamente aplicados?
- O currículo está personalizado para atender às necessidades da empresa à qual está se candidatando?
- O currículo está visualmente atraente?
- A fonte utilizada no documento permite boa leitura?
- O conteúdo do currículo está justificado?
- Os negritos, itálicos e sublinhados realçam apenas as informações mais importantes?
Como tornar o currículo atrativo?
É importante considerarmos que para cada vaga a ser preenchida em uma empresa, o avaliador/selecionador terá em mãos sempre uma grande quantidade de currículos de candidatos interessados. E assim, torna-se necessário que cada candidato tenha o seu diferencial a ponto de ser notado e atraído pelo avaliador.
Jamais devemos esquecer que o tempo do avaliador é precioso, e por conta disso, é certo que ele não irá gastar mais do que alguns segundos olhando currículo por currículo. Dessa forma, para que o candidato desperte o seu interesse, é preciso que o currículo seja:
- Interessante – É fundamental que o currículo chame a atenção do avaliador, considerando todos os critérios possíveis, tais como: conteúdo, apresentação e estética.
- Adequado – Considerando o fato de que o avaliador não conheça pessoalmente o candidato que está ali sendo representado pelo seu respectivo currículo, é necessário que o seu conteúdo seja bom o suficiente para que o avaliador tenha condições de saber se o candidato é a pessoa adequada para preencher o cargo em questão, ou seja, se possui formação acadêmica, qualificações e habilidades compatíveis às características do cargo.
Fazer um currículo trata-se de um processo importante e que necessita de dedicação. Não há receitas prontas que funcionem para todos, no entanto, há processos que podem te auxiliar a compreender como fazer o seu currículo de forma adequada.
Esperamos que este breve artigo seja útil para os candidatos que estão procurando auxílio de como criar um currículo eficaz.
Um outro artigo que recomendamos é: 10 erros para evitar durante a elaboração do currículo